Marketing Digital é o processo de promoção e venda de produtos e serviços com ferramentas online.
Em si, o marketing digital é um termo abrangente, envolvendo conceitos como marketing de mídia social, otimização de mecanismos de busca (SEO), marketing nativo e outros.
Mas, simplesmente, é o processo de alavancar plataformas digitais e estratégias para promover um negócio online.
Hoje em dia, todos os clientes estão online: participando das redes sociais, mantendo-se atualizado em sites de notícias e blogs, e pesquisando online quando têm uma necessidade específica.
Com a internet decolando e se tornando uma obrigação no dia a dia das pessoas com o passar dos anos, as empresas identificaram uma oportunidade única de se comercializar para seu público-alvo no mundo digital.
Mas, como funciona o marketing digital?
Vamos voltar à última vez que você comprou algo e ver a importância do Marketing Digital.
Este produto ou serviço que você adquiriu teve que vir de um pensamento em primeiro lugar.
Você tinha uma necessidade ou desejo e queria satisfazê-lo. E a partir daqui, você passou por dois cenários possíveis.
- Cenário 1 – Você tinha pouco ou nenhum conhecimento de um produto ou serviço que pudesse obter para atender às suas necessidades.
- Cenário 2 – Você já tinha um produto ou serviço específico em mente que poderia atender às suas necessidades.
Se você estivesse no primeiro cenário, você provavelmente não tinha conhecimento suficiente sobre o produto de que precisava.
Seu primeiro instinto provavelmente teria sido tentar obter o referido conhecimento e, embora você pudesse ter perguntado a seus amigos ou família sobre possíveis soluções, provavelmente você acabou por mergulhar na internet para pesquisar por si mesmo.
A internet está cheia de ferramentas e sites diferentes que pode ajudar os consumidores a tomar decisões informadas sobre suas compras. Esteja você procurando uma cadeira de escritório ou um videogame, pesquisar online tem muitos benefícios.
Depois de digitar sua pergunta nessa consulta do Google, você está em uma viagem por vários sites informativos de negócios que educam seu respectivo tópico e até mesmo revisores do YouTube fazendo vídeos introdutórios sobre os produtos em potencial de que você precisa, (vídeos reviews).
4 grandes razões para amar compras on-line
Depois de ter mais informações básicas sobre produtos potenciais, você pode ser redirecionado para o segundo cenário:
A maioria dos consumidores pesquisam e fazem comparações antes de comprar.
Você tem um produto específico ou uma gama de produtos em mente para concluir sua compra. Se você acabou de concluir alguma pesquisa básica sobre o seu tópico ou você já tinha conhecimento prévio de um produto que atenderá aos seus desejos, você provavelmente deseja aprender mais sobre isso.
Então, você inicia uma pesquisa mais aprofundada de detalhes e informações do produto que o ajudam a fazer uma escolha mais informada ao comprar.
Opiniões de terceiros, de revisores online pode ajudá-lo a analisar em profundidade qualquer produto ou serviço que você deseja e sobre as diferentes opções que estão disponíveis para você.
Se você está procurando especificações detalhadas do referido produto ou avaliações do produto ou serviço, você provavelmente encontrará muitas dessas coisas devido a importância do marketing digital, muito provavelmente interagindo com ele a cada etapa do caminho.
A partir do momento em que você introduziu sua primeira consulta de pesquisa, o mecanismo de pesquisa que você usou ativou seu algoritmo otimizado para produzir resultados relevantes para a sua pergunta.
Existem muitas estratégias que as empresas usam, chamadas de “Otimização de mecanismos de pesquisa” para parecer organicamente relevante para os pesquisadores e promover os serviços e produtos relevantes que você está procurando.
Depois de clicar em um resultado de pesquisa, você é levado a um site que foi projetado para ser o mais informativo e relevante possível para suas necessidades, oferecendo soluções e opções na forma de produtos e serviços.
Se você decidir clicar, no entanto, e verificar os outros resultados, o mesmo processo se repetirá até encontrar a melhor opção para você.
Vendo publicidade do produto pesquisado.
Mesmo se você adiar sua pesquisa e voltar à sua rotina normal de mídia social, você provavelmente verá anúncios relevantes sobre produtos que pesquisou ou websites em que clicou, ou até mesmo anúncios sobre seus concorrentes devido ao Pixel.
No fim do dia, seja por meio de um anúncio que você viu em um blog ou um vídeo do Youtube comparando várias opções, o marketing digital ocorre em cada etapa da jornada do consumidor para que as empresas possam oferecer seus produtos e serviços a você.
Existem muitos tipos diferentes de estratégias e tipos de marketing digital que são abordadas nos cursos do Alex Vargas como o Fórmula Negócio Online, que é um curso bem completo com quase 500 videoaulas, o curso Método Resultado, o único método, passo a passo, para ter resultados rápidos na internet como afiliado e também o curso gratuito “Como ser afiliado e vender na internet“.
Este artigo foi somente uma pequena mostra neste vasto universo da importância do marketing digital e se você ficou com interesse em conhecer mais, indicamos fortemente as opções de cursos acima, seja para trabalhar como afiliado ou para o seu próprio negócio online e até mesmo físico.
Esperamos ter contribuído de alguma forma com você caro leitor e ficamos por aqui desejando muito sucesso.