4 dicas fáceis + exemplos (2022)
Defini-se o que é marketing digital como todos os esforços de marketing que usam um dispositivo eletrônico ou a Internet.
Tradicionalmente, isso significa os esforços que você coloca em marketing, usando mecanismos de pesquisa, mídia social, e-mail e sites, mas no mundo de hoje, também pode significar quando os usuários estão assistindo a vídeos, jogando videogame e até mesmo conversando com amigos.
Isso mesmo, toda interação é uma oportunidade.
Nada é sagrado nas garras da mercantilização. Mas não importa a forma que seu marketing digital assuma, existem algumas diretrizes a serem seguidas para obter o máximo de seus esforços.
Aqui estão as quatro dicas de marketing digital e um exemplo rápido para cada uma.
Número um, defina seu público.
Todo mundo está online. 93% para ser exato. Não tenho ideia de quem são esses 7% finais, podem ser literalmente
qualquer um.
Mas você não pode comercializar com eficácia para todos ao mesmo tempo.
Portanto, é importante identificar a quem seu marketing deve atrair.
E isso pode ser feito por meio de personas do comprador.
A persona do comprador é uma representação semi-fictícia de seu cliente ideal que se baseia em pesquisas de mercado e dados sobre seus clientes existentes.
Se seu produto for B2B*, sua persona do comprador provavelmente se concentrará em informações como:
a empresa do comprador,
seu papel na organização,
o tamanho da organização,
seus desafios e assim por diante.
As empresas B2B tendem a se concentrar mais nos dados demográficos dos compradores, como: idade, educação
e interesses pessoais.
Um bom exemplo disso é o aplicativo de finanças pessoais.
Todos os adultos precisam de ferramentas financeiras, mas o mint concentra-se especificamente no jovem profissional demográfico.
Você pode ver imediatamente quando acessa o Blog da MintLife, desde as fotos de jovens adultos que eles usam até manchetes como “Posso ter um verão gostoso de garotas?” Eu tenho me feito essa pergunta há meses, sem pistas.
Mas não importa o quão quente seja o meu verão , é inconfundível quem Mint define como seu público.
Coisas que Você precisa Saber antes de fazer Marketing de Afiliados.
A dica número dois para todo marketing digital é: esteja presente onde está seu público.
As pessoas estão online o tempo todo, uma média de quase sete horas por dia, de acordo com algumas estimativas. Mas isso não significa que estejam todos no mesmo lugar.
Isso seria ridículo e também impossível.
Ao definir seu público na etapa um, agora você pode determinar seus hábitos e descobrir qual é o melhor lugar para alcançá-los. Isso pode ser realizado em parte por ferramentas de segmentação de anúncios que todas as principais
plataformas digitais oferecem, mas os anúncios só vão até certo ponto na economia do marketing digital.
Assim, os profissionais de marketing inteligentes vão mais fundo, integrando suas mensagens ao conteúdo específico de demonstração.
E tenho certeza que você vai me perguntar agora, “bem, vamos ouvir sobre um exemplo.” Tudo bem.
Por exemplo, TurboTax. Eles queriam se envolver com um público latino e fizeram isso ativando uma campanha de marketing integrada que criou ferramentas online, conteúdo e ativação especificamente para esse grupo demográfico.
A empresa então formou parcerias estratégicas de mídia e comunidade com grupos como o Hispanic Heritage Fund e We All Grow Latina Network para alavancar a capacidade dessas organizações de se comunicarem com esse grupo demográfico.
Estratégias Básicas de Marketing Digital.
Lembre-se de que marketing digital é marketing social.
Então socializar com o seu público através da participação em suas comunidades é super importante.
Não há nada melhor do que isso e você também vai falhar se não fizer isso.
A dica número três para um marketing digital eficaz é: crie um funil eficaz.
Fazer com que suas mensagens cheguem ao público é uma coisa, mas fazer com que ajam é outra.
Para o marketing digital, as etapas para converter um estranho em um cliente geralmente são definidas em etapas discretas em forma de funil.
Portanto, isso pode incluir coisas como atrair visitantes por meio de mensagens na parte superior do funil, transformando esses visitantes em leads qualificados, oferecendo ofertas ou conteúdo para o qual eles se inscreveram no meio do funil.
Em seguida, fechar o negócio por meio de engajamento inteligente.
Você está sentado aqui de novo, pensando, “oh, quero ouvir sobre um exemplo disso.”
Criadores de conteúdo. Claro que você já ouviu falar desses caras. Bem, eles acabaram construindo um funil de vendas on-line muito eficaz, que aumenta a conscientização para os livros de áudio e podcasts em sua plataforma, trabalhando com outros criadores para promovê-los nas redes sociais.
Os assinantes em potencial recebem 30 dias gratuitamente, para que possam ouvir o conteúdo que primeiro lhes interessa e se tornarem clientes assim que o faturamento começar, quando o teste gratuito terminar.
Mesmo que sua empresa não use um modelo de assinatura, você ainda quer oferecer incentivos para fazer com que clientes em potencial se envolvam com sua marca.
Isso nos leva à nossa quarta e última dica de marketing digital: monitorar e relatar.
O pioneiro do marketing, John Wanamaker, disse a famosa frase: “Metade do dinheiro que gasto em publicidade é desperdiçado; o problema é que não sei qual metade”.
John você e eu temos o mesmo problema, mas meu dinheiro parou de ser gasto em publicidade, você sabe o que estou dizendo.
A grande vantagem do marketing digital é que agora você pode dizer qual metade do seu marketing está funcionando e qual metade foi desperdiçada.
Isso é feito primeiro usando análises para determinar se o público está encontrando sua mensagem rastreando impressões e visualizações.
Em seguida, você deseja rastrear o quão bem seu público responde às suas mensagens, observando itens como click-through, inscrição, rolagem e, por fim, vendas.
Monitorar sempre.
As empresas também precisam monitorar o que as pessoas estão dizendo sobre elas online, a fim de influenciar a percepção e, Deus nos livre, resolver rapidamente as más relações de relações públicas.
E neste ponto você está pensando, “esse cara está sem exemplos.” Mais uma vez, você está incorreto. Gatorade.
Eles operam um centro de controle de missão 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Essa missão é amplificar o sentimento positivo e abordar quaisquer comentários negativos o mais rápido possível, antes que eles tenham tempo de se espalhar.
Você pode não estar pronto para contratar uma equipe de monitoramento de mídia social em tempo integral, mas precisa dedicar um tempo para interagir com seu público online em tempo real.
Isso porque o marketing digital, quando bem feito, é uma conversa de mão dupla.
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Espero que este artigo tenha jogado luz em algumas de suas dúvidas e conte conosco para o seu sucesso.
B2B: A explicação mais dinâmica do que é venda B2B é falar que se trata de uma venda realizada entre empresas. Ou seja, é uma transação comercial na qual um produto ou serviço é vendido de uma empresa para a outra, e não para o consumidor final.