A número 1 é a que você deve ficar mais de olho em 2022.
Quais tendências dominaram a internet no ano passado e só vão ficar mais quentes em 2022?
Neste artigo vamos contar cinco grandes tendências de marketing digital para ficar de olho neste ano, começando com a número cinco e terminando com a maior de todas. Você consegue adivinhar o que é?
5 – Menos SEO e mais valor.
Então, na minha opinião, isso não é tanto uma tendência de marketing, mas um fato de marketing.
Nos últimos dois anos, houve muito foco na importância do SEO e da otimização de páginas da web.
Todo mundo estava falando sobre SEO isso e SEO aquilo. Ah, certifique-se de otimizar seu site ou você não receberá nenhuma atenção e não terá vendas.
Agora não venham para mim SEO peeps, porque eu serei o primeiro a dizer que, sim, se você pode otimizar seu site, páginas de vendas e postagens de blog, para tráfego de mecanismos de busca sem sacrificar o valor do seu conteúdo e mensagens, então isso é incrível, você deveria estar fazendo isso.
Mas aqui está o verdadeiro chute e o que os profissionais de marketing inteligentes já sabem.
SEO não é e nunca será mais importante do que o valor que você entrega.
Então, se o conteúdo e as mensagens que você está entregando são valiosos por si só, essa é a coisa número um sempre, sempre, sempre mais importante. E SEO e otimização são secundários.
E isso é ainda mais verdadeiro agora do que nunca, porque aqui está a coisa, certo? Esses algoritmos irritantes
que conhecemos e amamos odiar estão ficando mais inteligentes e mudam o tempo todo, o que significa que está ficando muito difícil enganar o algoritmo e os mecanismos de busca a seu favor.
Então, em vez de quebrar a cabeça sobre a densidade de palavras-chave que o levará à primeira página do Google, ou jogar um jogo de gato e rato com o algoritmo, concentre-se no que realmente importa, seus clientes e o valor com que eles saem depois de visitar seu site certo?
O Google está priorizando o conteúdo de autoridade de qualidade acima de tudo, então essa é realmente a dica de SEO mais importante de todas e é uma tendência de marketing que nunca sai de moda. Em seguida.
4 – Marketing de influenciadores e conteúdo gerado pelo usuário.
Assim, o marketing de influenciadores e de conteúdo vem crescendo de forma constante há anos. Então, novamente, isso não é novo em si, mas é uma tendência que continua a crescer em escala astronômica.
De acordo com a IPA, (Institute of Practitioners in Advertising,) (Instituto de Profissionais de Publicidade,) após o golpe da pandemia, a indústria da publicidade teve um declínio de cerca de 20%, enquanto o influencer e o marketing de conteúdo tiveram um aumento de 46%.
Quero dizer, considere isso por um segundo, certo? O marketing de influenciadores valeu apenas cerca de US$ 1,7 bilhão apenas em 2017, mas em 2021, o marketing de influenciadores acumulou aproximadamente US$ 10,24 bilhões.
Essa taxa de crescimento é insana e é a prova de que você precisa de que essas coisas funcionam, mas por que funciona muito melhor do que a publicidade paga tradicional?
Bem, pelo simples fato de que:
As pessoas confiam nas pessoas,
muito mais do que confiam em anúncios de grandes empresas. É o bom e velho conceito boca a boca adaptado para o século 21 de conexão online.
Portanto, ver um influenciador ou qualquer outro ser humano em geral, usando um produto real na vida real e dizendo coisas boas sobre ele, é uma das melhores maneiras de mostrar prova social para qualquer marca ou empresa hoje.
Portanto, este ano, ouça, aproveite ao máximo o marketing de influenciadores e o conteúdo gerado pelo usuário em
qualquer lugar e em qualquer lugar que você puder. E não se preocupe, seus influenciadores não precisam ter 100 mil seguidores para serem eficazes. Lembre-se de que praticamente qualquer depoimento em vídeo que você pode obter de um cliente da vida real também funciona.
Portanto, considere pedir a alguns de seus melhores clientes ou a alguns dos melhores clientes de seus clientes ou alunos anteriores, por análises de vídeo ou depoimentos.
Outra opção é convidar seus clientes anteriores para promover seu produto ou serviço como afiliado. Dessa forma, eles se sentem incentivados a falar e promover abertamente seus produtos e serviços, porque receberão uma pequena
comissão no back-end.
O problema aqui, porém, é lembrar que seus afiliados e influenciadores precisam ser fontes legítimas, você sabe, pessoas que realmente fizeram seu curso ou experimentaram seu produto e adoraram.
As pessoas que estão genuinamente empolgadas com a promoção do seu produto fornecerão os melhores
resultados todas as vezes.
3 – O LinkedIn está crescendo.
Diga o quê? Eu li direito? Talvez você já soubesse disso, mas o LinkedIn nunca foi realmente um dos grandes quando se trata de plataformas de mídia social, principalmente porque é voltado para um mercado muito específico, profissionais que buscam se conectar com outros profissionais.
Mas, recentemente, o LinkedIn tem visto um crescimento maciço em seus usuários ativos e engajamento na plataforma. Não acredite em mim?
O LinkedIn viu um aumento de 55% nas conversas entre as conexões em 2020. A criação de conteúdo no LinkedIn
aumentou 60% em 2020. E as transmissões ao vivo do LinkedIn aumentaram 437% em 2020.
Então, com o surgimento de freelancers online aliado aos novos recursos lançados pelo LinkedIn, essa plataforma deve
fazer parte da sua estratégia de marketing em 2022. Tudo bem. Em seguida.
2 – Eventos online e vídeo ao vivo.
Eventos online, como webinars, masterclasses e lives, são uma das formas mais populares de as pessoas se conectarem com as marcas e empresas que seguem, não importa onde estejam no mundo.
Os eventos de vídeo e online estão em ascensão há anos e 2022 não será exceção.
Eu sei, eu sei que esta é provavelmente uma tendência que será difícil para alguns leitores seguirem, quero dizer, nós realmente temos que colocar nossos rostos em vídeo para avançar nesta era do marketing digital?
Bem, os dados dizem que sim, você definitivamente deveria mostrar seu rosto na frente do seu público se quiser permanecer vivo e prosperar este ano.
O vídeo continua a ser a forma mais envolvente de conteúdo online. Portanto, em 2020, 96% dos consumidores aumentaram seu consumo de vídeo online.
Nove em cada 10 espectadores, ou seja, 90% dos espectadores, disseram que queriam ver mais vídeos de marcas e empresas. E estima-se que em 2022, a pessoa média passará 100 minutos por dia assistindo a vídeos.
Portanto, a copy pode ser a rainha e o conteúdo pode ser o rei, mas não importa qual forma de marketing on-line você esteja realizando, o vídeo reina supremo. Tudo bem. Então agora estamos passando para a tendência número um.
1 – E-mail, e-mail, e-mail.
Ei, lembre-se da enorme falha global do servidor que aconteceu em outubro de 2021, que derrubou o Facebook,
Instagram e WhatsApp , por um dia inteiro.
Se não se lembre, leia aqui: Porque o Facebook, Instagram e WhatsApp pararam de funcionar.
Sim, por um dia inteiro, empresas, marcas e profissionais de marketing em todos os lugares foram completamente desconectados de seus públicos online e seguidores sociais.
Bem, essa falha no servidor foi uma grande revelação que muitos profissionais de marketing digital precisavam. E é isso, você não possui seu público social, o que significa que quando um servidor trava ou no pior cenário, a plataforma simplesmente desliga completamente, você perde todos esses leads, todos esses seguidores, todos esses clientes, todos. certo?
E agora?
Mas 2021 nos despertou para a realidade de que o marketing por e-mail é atualmente e sempre será a
melhor maneira de comercializar sua marca ou empresa, aumentar sua receita e lucrar com mais conversões.
É melhor do que publicidade paga. É melhor do que as redes sociais. E é melhor do tráfego orgânico que você obteria do SEO.
Aqui estão algumas estatísticas para provar isso.
Estima-se que existam 4 bilhões de usuários de e-mail ativos no momento, e esse número deverá aumentar.
O marketing por e-mail oferece consistentemente o maior ROI de todos os canais de marketing, ganhando em média US$ 42 para cada dólar gasto. E se você não quiser fazer as contas sobre isso, é um ROI de 4200%.
De acordo com o MarketingSherpa, o e-mail ainda é o canal de marketing preferido pelo qual os consumidores desejam que as empresas se comuniquem com eles.
O e-mail não é apenas a forma preferida do seu consumidor de se comunicar com você, mas deve ser o seu favorito também, pois sua lista é sua , pertence a você , é um ativo que você tem no seu negócio.
Portanto, a tendência de marketing número um que você precisa prestar atenção em 2022 e além é o e-mail marketing.
Você deve enviar e-mails para sua lista de forma regular e consistente. Agora, se você quer aprender exatamente como escrever e-mails que vendem , não deixe de conferir no curso Fórmula Negócio Online do Alex Vargas a aula “O segredo e o poder do e-mail marketing” no módulo 6 que trata sobre o ativo mais importante.
Já no módulo 7 você aprenderá toda a estratégia sobre e-mail marketing.
Confira:
- Aula 01 – Introdução
- 02 – Criando Página De Captura.
- 03 – Sequencia De E-mails.
- 04 – Broadcast.
- 05 – Copy Para e-mails.
- 06 – Conclusão e-mail.
E isto é só a ponta do iceberg pois o curso conta com 486 videoaulas.
Isso é tudo o que tenho para você neste artigo, as cinco tendências de marketing que você precisa ficar de olho em 2022.
Para melhorar seu desempenho de marketing digital, você já sabe o que fazer. Confira o link aqui para o curso online Fórmula Negócio Online do expert na área, Alex Vargas. Ou também o curso Método Resultado, o único método, passo a passo, para ter resultados rápidos na internet como afiliado e uma dica. Não gaste dinheiro em anúncios se não souber como usá-los, ou não tem dinheiro para gastar com eles.
Curso gratuito “Como ser afiliado e vender na internet“.
Espero que este artigo tenha jogado luz em algumas de suas dúvidas e conte conosco para o seu sucesso.