Se você é novo no marketing de conteúdo e deseja aprender como usá-lo para o seu negócio , continue lendo porque, neste artigo, vou guiá-lo por um guia completo de marketing de conteúdo para iniciantes.
Vamos começar com o básico.
Simplificando, o marketing de conteúdo é o processo de criação e distribuição de conteúdo para atrair e reter clientes. Ou seja, você está criando postagens de blog, vídeos, podcasts ou o que quer que seja, promovendo-o, e o trabalho do seu conteúdo é levar as pessoas a uma ação lucrativa.
Agora, se você nunca comprou toda essa ideia de “conteúdo que vende”, esse conceito pode não fazer muito sentido ou apenas soar como um clichê. Então, para ajudá-lo a entender melhor, quero falar sobre esse pedaço de metal.
Esta é uma barra de ginástica de trepa-trepa para crianças que comprei recentemente.
Agora, para entender por que comprei este produto e como o conteúdo me influenciou a comprá-lo ,vamos voltar.
Durante um bom tempo de 2020 e 2021 fecharam os playgrounds públicos. Agora, quando você tem filhos pequenos que são forçados a ficar em casa, eles literalmente escalam tudo. Então minha esposa e eu começamos a pesquisar no Google coisas como “o melhor equipamento de escalada doméstica para crianças”. Lemos alguns artigos e percorremos os diferentes tipos de produtos. E então vimos isso: um trepa-trepa.
Lemos mais algumas postagens de blog, restringimos nossa busca a itens que podemos querer comprar, assistimos alguns vídeos apenas para perceber que nosso filho mais velho seria muito grande para o brinquedo. Então fomos à Amazon para ver mais opções, encontramos algo como isso, lemos os comentários e, em seguida, compramos.
Tivemos um problema,
procuramos soluções e o conteúdo de blogs, vídeos e avaliações nos guiaram em toda a nossa jornada de compra. E se você pensar sobre por que e como fez sua última compra que não era uma necessidade, como mantimentos ou roupas, aposto que o conteúdo esteve envolvido ao longo do caminho.
Com tanta informação disponível na ponta dos dedos, nós, como consumidores, seremos influenciados pelo conteúdo.
Agora, o conteúdo que lemos e assistimos eram de vários sites e criadores. E o vendedor da Amazon que recebeu nosso dinheiro simplesmente teve sorte.
Mas, por meio do poder do marketing de conteúdo, você pode integrar intencionalmente sua empresa e seus produtos nessas jornadas de compra.
Então, digamos que você decidiu usar o SEO em sua estratégia de marketing digital e deseja encontrar uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave para usar. Você pode ir ao Google e pesquisar por
“lista de ferramentas de pesquisa de palavras-chave“. Você clica no primeiro resultado, rola
a lista, clica em alguns aqui e ali, mas ainda não está pronto para fazer uma compra porque percebeu … “Eu nem sei fazer pesquisa de palavras-chave. ” Então você volta ao Google e pesquisa “como fazer pesquisa de palavras-chave“. Com certeza, você reconhece um dos nomes do artigo anterior que leu e, além disso, eles estão no topo do ranking do Google.
Então você clica no guia deles. Você folheia o guia e fica impressionado.
Mas você precisa ir à academia, pegar as crianças e preparar o jantar para que a vida continue como de costume.
Alguns dias depois, você decide procurar mais tutoriais de pesquisa de palavras-chave. Então você vai ao YouTube e pesquisa por “pesquisa de palavras-chave”. Com certeza, você vê a mesma marca que simplesmente não desiste. Você clica no vídeo e fica impressionado com a proporção de likes e deslikes, então olha os comentários e vê muitos comentários positivos. Então você continua assistindo. Hipnotizado pela sabedoria do apresentador, você começa a tomar notas e descobrir como fazer uma pesquisa de palavras-chave. E ao longo do tempo que você passou aprendendo a fazer pesquisas de palavras-chave, aprendeu a fazê-lo usando as ferramentas da empres. Portanto, você não apenas foi exposto à marca e aos produtos inúmeras vezes por meio de conteúdo gratuito, mas também foi levado ao ecossistema por meio de várias pesquisas, simplesmente porque a marca estava lá quando você precisava.
Então, naturalmente, você estaria mais inclinado a comprar estas ferramentas porque aprendeu sobre elas.
O marketing de conteúdo ajuda a criar consciência
e atrair clientes em potencial para o seu conteúdo.
Seu conteúdo os envolve e cria credibilidade para sua marca, converte visitantes em clientes e permite que você crie seguidores leais. E para um produto de software como o exemplo, ajuda a reter clientes porque eles aprendem como fazer coisas novas com as ferramentas, levando a um maior uso.
O melhor de tudo é que sua receita aumenta porque, ao contrário da publicidade em que seus anúncios param de ser exibidos no minuto em que você para de pagar, o conteúdo que aparece onde e quando seus clientes estão pesquisando é consistente.
E é importante notar que não importa o quão bom seja o seu conteúdo, se seus produtos não forem perfeitos, então o conteúdo não irá salvá-lo, pelo menos no longo prazo.
Duas partes principais do marketing de conteúdo.
Criar conteúdo e distribuí-lo ou promovê-lo.
E tudo o que você criar, deve ter o objetivo de atrair e / ou reter clientes.
Vamos falar sobre o lado da criação de conteúdo
Seu conteúdo pode estar em vários formatos. Isso pode ser postagens de blog, podcasts, vídeos,
cursos online, infográficos, ferramentas gratuitas, modelos, ebooks, listas de e-mails, etc.
Contanto que haja demanda de seu público-alvo por esse tipo de conteúdo, quase tudo é um jogo justo. Agora, o tipo de conteúdo que você escolher dependerá do tópico de seu conteúdo.
Por exemplo:
Uma receita funcionaria bem como uma postagem de blog e um vídeo, mas provavelmente não seria ótimo como um podcast. Considerando que uma entrevista com Alex Vargas poderia funcionar como um podcast, vídeo ou até mesmo uma postagem de blog, mas provavelmente não seria muito
valiosa como uma lista de verificação.
Como regra geral, comece com um formato que funcione para você, enxágue e repita. Então, considere explorar outro canal.
Agora, criar conteúdo sozinho não é suficiente, porque conteúdo não é o mesmo que marketing de conteúdo. E, infelizmente, a noção de “se você construir e eles virão” não poderia estar mais longe da verdade.
E é por isso que é importante ter uma ideia de onde você estará distribuindo esse conteúdo. Alguns canais de distribuição comuns incluem pesquisa, que pode ser feita por meio de otimização de mecanismos de pesquisa ou anúncios pagos, redes de mídia social, fóruns e comunidades ou boletins informativos por e-mail.
Por exemplo, se você tem um site de receitas, provavelmente deseja otimizar seu conteúdo para a pesquisa do Google, YouTube e / ou Pinterest, porque esses são canais onde muitas pessoas procuram ativamente receitas todos os meses. Agora, se você tem um site sobre golfe, pode considerar o YouTube, a Pesquisa Google e os fóruns e comunidades, porque todos esses são lugares onde seu público-alvo estaria procurando ativamente por informações sobre o assunto.
Uma regra geral seria escolher 2 a 3 redes para trabalhar e ficar realmente bom nelas.
Os dois canais de distribuição mais populares serão as redes sociais e as pesquisas.
Ao criar conteúdo com a mídia social como seu canal de distribuição principal, você está assumindo muitos riscos. Fazer o conteúdo do seu blog explodir nas redes sociais é muito imprevisível. E embora existam ferramentas que podem ajudá-lo a ver quantas vezes uma postagem é compartilhada, você não sabe por que elas foram compartilhadas. Quero dizer, eles fizeram divulgação para fazer com que
influenciadores compartilhassem seu conteúdo? Os criadores desse conteúdo já têm grandes públicos existentes? Ou todas essas ações são falsas porque foram compradas para aumentar a popularidade? Existem muitas variáveis, que é uma das razões pelas quais evita-se tentar criar conteúdo do tipo “viral”. Além disso, o tráfego de mídia social tende a começar com um grande pico, mas acaba ficando estagnado, deixando seu conteúdo morto na água.
Quanto ao tráfego de SEO, é muito mais fácil criar resultados previsíveis e consistentes que resistirão ao teste do tempo.
E existem 3 etapas básicas para este processo.
A primeira etapa é:
Encontrar tópicos relevantes para o seu negócio. E essa etapa costuma ser chamada de pesquisa de palavras-chave. Para começar, use uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave
como o Explorador de palavras-chave do Google ou Ubersuggest e insira alguns tópicos amplamente relacionados ao seu nicho. Portanto, supondo que você tenha um site que vende um curso online sobre paternidade, você pode pesquisar por “pais” e “crianças”. Em seguida, vá para o relatório perguntas, que mostrará palavras-chave formuladas como perguntas, bem como o volume de pesquisa dessas palavras-chave. E as perguntas costumam ser problemas que seu público-alvo pode estar enfrentando. Agora, como estamos vendendo um curso online, você desejará procurar tópicos próximos ou pelo menos relacionados ao seu produto. Portanto, algo como “como disciplinar uma criança” pode ser uma boa opção, já que você vende um curso para pais.
A próxima etapa é:
Criar o tipo “certo” de conteúdo. O Google tenta revelar o conteúdo mais relevante para qualquer consulta. Portanto, o tipo “certo” de conteúdo do ponto de vista de SEO é aquele que atende às necessidades dos usuários. Isso é chamado de intenção de pesquisa, que representa o motivo por trás da consulta de um pesquisador. E você pode determinar isso observando os resultados da classificação superior. Nesse caso, são todas postagens de blog informativas em que muitos adotaram o ângulo “tático”. Portanto, você provavelmente gostaria de seguir esse caminho também para ter uma chance de lutar no ranking, estar na primeira página de pesquisa.
E a última etapa é:
Promover seu conteúdo. A promoção pode assumir várias formas e é melhor se você seguir uma abordagem de dentro para fora, ou seja, comece com os canais mais próximos de você e depois
avance para alcançar novos públicos. Portanto, você pode começar postando em suas contas de mídia social e enviando novo conteúdo para seu boletim informativo por e-mail. Então você pode querer ramificar para as comunidades nas quais está envolvido.
E, finalmente, você vai querer fazer um trabalho de blogger para obter backlinks. E é isso que você precisa fazer para obter uma classificação mais alta de suas páginas no Google.
Agora, nós apenas arranhamos a superfície aqui com o SEO do Google, então se você quiser saber mais, no módulo 11 do Curso Fórmula Negócio Online, você aprenderá absolutamente tudo sobre SEO e Blog. São 18 videoaulas que vão deste como realmente ganhar dinheiro com blog a SEO e Branding “Construção de marca e autoridade”
Quanto ao conteúdo do YouTube, existem três maneiras principais de selecionar tópicos para conteúdo.
A primeira maneira é para visualizações de pesquisa orgânica do YouTube.
Para fazer isso, vá para o Explorador de palavras-chave do YouTube e insira uma palavra-chave ampla relacionada ao seu nicho. Agora, como o conteúdo do YouTube é quase sempre informativo, você pode rolar pelos vídeos e procurar palavras-chave relevantes para o seu negócio.
Por exemplo, “estilos parentais” pode ser interessante porque, novamente, nosso site hipotético vende um curso online sobre paternidade. E as pessoas que procuram por isso provavelmente se interessariam por isso. Então, vou pegar essa palavra-chave e digitá-la na pesquisa do YouTube. Novamente, vou olhar para os 3 vídeos principais e ver se há algo em comum e farei o meu melhor para criar um vídeo que corresponda à intenção do pesquisador.
A segunda maneira é:
Criar conteúdo sobre tópicos exclusivos que podem atrair seu público-alvo. Agora, fazemos isso porque o YouTube é uma plataforma de pesquisa e social. E como há aquele aspecto “social” no YouTube, seu algoritmo recompensa os vídeos que atraem muitos cliques que levam a tempos de exibição altos.
Portanto, ao criar conteúdo sobre um tópico popular em seu nicho sobre o qual ninguém mais falou, você pode potencialmente obter uma tonelada de cliques e, se seu conteúdo for bom o suficiente, as pessoas o assistirão por longos períodos de tempo, levando o YouTube a mostrar o seu conteúdo para públicos semelhantes. Agora, ter suas próprias ideias se resumirá à criatividade. Mas uma fórmula simples que você pode usar é [tópico principal] mais [atrator principal]. Por exemplo, o Alex Vargas criou um vídeo chamado “7 Ideias de Negócios Lucrativos para Começar em Casa com Pouco Investimento.” O tópico principal é “Negócios Lucrativos”, uma estratégia popular de SEO. E o principal atrativo é “como Começar em Casa com Pouco Investimento”. E isso porque ninguém estava realmente falando
sobre como trabalhar em casa há 4 anos.
E a terceira forma é criar uma série.
As séries funcionam bem porque devem ser assistidas em ordem sequencial. Isso pode levar a tempos de exibição mais longos em todo o canal. E quanto mais tempo as pessoas assistem ao seu conteúdo, mais o YouTube promoverá seus vídeos. Mas o maior benefício é que, se o seu conteúdo integra suas ofertas de forma orgânica, há uma quantidade significativa de exposição aos seus produtos.
Agora, quanto ao lado da promoção, o YouTube faz um ótimo trabalho na promoção de conteúdo relevante em sua página inicial e nas sugestões da barra lateral. Mas, se você não tiver um público existente, pode ser difícil obter essa tração inicial.
Novamente.
Links na descrição. Bem, o marketing de conteúdo não é exatamente um processo rápido. É um processo contínuo. E é por isso que as pessoas costumam evitá-lo, porque estamos acostumados com essa ideia de resultados imediatos, então nos voltamos para coisas como publicidade e mala direta.
E não há nada de errado com os métodos mais tradicionais de marketing, mas o marketing de conteúdo é único no sentido de que continua a contribuir para seus resultados financeiros ao longo do tempo.
Então, quero que você pense no marketing de conteúdo como plantar sementes. Se você quiser cultivar uma macieira, pode levar até 8 anos para que ela dê frutos. Mas essa mesma árvore continuamente por a
comida na mesa por muitos anos. E quanto mais você esperar para plantar essa semente, mais tempo levará para começar a colher as recompensas.
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Espero que este artigo tenha lhe auxiliado de alguma forma e desejo muito sucesso.