Se você quer ser uma autoridade profissional no marketing digital fuja dele!
Clickbait.
Você provavelmente já viu artigos e imagens com títulos como por exemplo:
Produto tal: Não caia neste golpe,
Produto tal: Fui enganado,
Produto tal: Não funciona.
Novo golpe: Produto tal funciona mesmo?
Eles são apenas uma pequena amostra do que é conhecido como clickbait.
Clickbait é um título sensacionalista que o incentiva a clicar em um link para um artigo, imagem ou vídeo. Em tradução literal significa “Isca de cliques”. Em vez de apresentar fatos objetivos, os títulos clickbait costumam apelar para suas emoções e curiosidade . Depois de clicar, o usuário pode ficar totalmente descontente com o conteúdo enganoso ao qual foi motivado a clicar pelo título e imagem.
Embora manchetes e conteúdo sensacionais tenham sido usados desde o século 19, eles se espalharam no mundo digital. Embora seja baseado em uma ideia antiga, clickbait ainda tem o mesmo propósito de seu ancestral: chamar sua atenção por todos os meios necessários.
O problema é que o custo pode ser a credibilidade e a audiência do blog, site ou página de rede social que se utiliza desta estratégia.
Isso porque o clickbait é uma polêmica, e quem usa não costuma ter uma boa reputação – nem com os usuários, nem com plataformas como o Facebook. Na prática, o clickbait costuma gerar o efeito “propaganda enganosa” e por isso deve ser evitada por quem quer fazer um trabalho sério como afiliado ou produtor no mercado digital e com isso há o risco de atrair cliques pouco qualificados, que dificilmente se tornarão leads.
Além disso o uso do clickbait pode arriscar a reputação de quem utiliza que é um ativo muito precioso no marketing digital. Como consequência, o leitor ou inscrito no canal do Youtube nunca mais voltará e jamais será um lead ou cliente.
Cientes dessa estratégia, plataformas como o Facebook punem páginas que utilizam o clickbait em excesso. Ou seja, além de perder credibilidade, o conteúdo também acaba perdendo acessos.
O clickbait pode ser prejudicial quando usado junto com a criação de notícias falsas. As manchetes falsas ultrajantes alimentam as emoções dos leitores, que então divulgam o conteúdo nas redes sociais. Você pode se perguntar o que permite que notícias falsas e clickbait continuem se espalhando, apesar de sua baixa qualidade e precisão. Infelizmente, estudos mostraram que 6 em cada 10 pessoas compartilham manchetes nas redes sociais sem ler o artigo em si.
Onde você encontra clickbait?
Você pode encontrá-lo em quase qualquer lugar na Internet, o que torna difícil evitá-lo. Manchetes clickbait são comuns em lugares como mídia social e blogs, enquanto muitos sites respeitáveis, como boletins meteorológicos e agências de notícias, oferecem espaço publicitário para conteúdo clickbait. Isso significa que você terá que ter cuidado antes de clicar em um link, mesmo quando estiver em um site de qualidade.
Como posso reconhecê-lo?
Normalmente, você pode identificar clickbait por meio de um ultrajantetítulo ou imagem, mas nem sempre é tão fácil. Às vezes, é difícil identificar a diferença entre clickbait e um título legítimo. Afinal, todas as notícias precisam de sua atenção e para isso a técnica a ser utilizada é o Marketing de Atração.
Existem alguns elementos comuns usados em conteúdo indutor de cliques, como títulos vagos e imagens que dão asas à sua imaginação. Clickbait também usa choque e indignação para chamar sua atenção, bem como listas numeradas, como 17 fatos que você não vai acreditar que são verdadeiros . Muitos links usam uma combinação desses elementos para induzi-lo a clicar. Esta é uma maneira simples de saber se você está lendo um artigo indutor de cliques: Se o título disser como se sentir em vez de permitir que você crie sua própria reação, provavelmente é um indutor de cliques.
Há alternativas para criar títulos persuasivos e atrair cliques sem apelar para o clickbait.
Você que está iniciando no marketing digital pode querer usar o artifício do clickbait para atrair pessoas para a sua oferta mas como mencionado esta é uma estratégia que pode muito bem virar contra você. Já vi “gente grande” perdendo seguidores e criando animosidade por se utilizar o clickbait.
Para isso, você pode utilizar várias técnicas:
- Usar uma pergunta intrigante
- Resumir os principais benefícios apresentados
- Iniciar com uma palavra-chave seguida de dois pontos e uma afirmação provocativa
- Usar as boas e velhas listas, que geram 218% mais compartilhamentos nas mídias sociais, de acordo com um estudo de 2019 da Backlinko
- Apontar os erros mais comuns em determinado assunto
- Recorrer a estatísticas marcantes de pesquisas
- Utilizar quem, o quê, quando, onde e por quê
- Priorizar palavras enérgicas e que despertam emoções
- Criar o “guia completo” do assunto com o máximo de informações possível.
Por mais que Clickbaits gerem visitas, visualizações( os primeiros segundos do vídeo), se você não tiver um conteúdo bem estruturado e que informa algo relevante, que prenda realmente a atenção do visitante, ele fecha a página, sai do vídeo e vai embora.
A melhor forma de garantir isso, não é por meio do anúncio, mas do corpo do conteúdo em si. Tenha atenção para produzir um conteúdo realmente interessante. Assim, além de converter, seus visitantes vão seguir junto com você pelo conteúdo.
E por fim, sempre valorize o seu público trazendo conteúdo relevante para agregar.
Por isso que no curso FNO do Alex Vargas os alunos aprendem a construir uma boa estrutura para um negócio online que pode trazer resultados rápidos, mas o mais certo será a médio e longo prazo, onde o aluno aprende a montar os pilares do negocio e muitas estratégias muito boas que não precisam de clickbait para atraírem e engajarem o público.
Se você quiser saber mais sobre o curso clique aqui e confira todas as informações.
Espero que este conteúdo tenha lhe auxiliado de alguma forma e até o próximo.
Deixe um comentário