Marketing Digital para iniciantes:

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7 Estratégias que funcionam no marketing digital para iniciantes.

SEO, marketing de mídia social, marketing por e-mail, publicidade paga.

Por onde começar e como usá-los para obter mais tráfego para seu site?

Se você é um iniciante em marketing digital e deseja eliminar o ruído, então continue lendo, porque vou mostrar como tudo isso funciona baseado em uma década de experiência ao invés de apenas teoria.

E se há apenas uma coisa que você tira deste artigo, é não tentar tudo de uma vez. Em vez disso, escolha uma dessas estratégias, experimente e domine o canal antes de passar para o próximo.

Vamos lá.

Portanto, antes de nos aprofundarmos nessas estratégias, você precisa ter certeza de que está adotando mentalidade do consumidor.

Hoje, vivemos em um mundo de “conteúdo primeiro“. As pessoas procuram informações antes de comprar. Portanto, você precisa realmente se colocar no lugar do comprador, em vez de ficar cego por quão excelentes você acha que seus produtos e serviços são. A mentalidade que você precisa adotar é ajudar as pessoas, em vez de tentar vendê-las a frio.

Quando você ajuda as pessoas a resolver problemas por meio de conteúdo gratuito e valioso que é relevante para sua empresa, você atinge públicos maiores e cria confiança.

A melhor parte é que você tem a oportunidade de mostrar às pessoas como seus produtos e serviços podem ajudá-los a resolver seus problemas e a cumprir seus desejos e necessidades. Tudo bem, então a primeira estratégia de marketing digital para iniciantes é blogar com o SEO em mente.

Agora, blogar não é escrever sobre o que você fez hoje ou mesmo algo mais nobre como uma epifania que você teve. É um diário. Mas não me entenda mal. Esse tipo de conteúdo pode funcionar bem se você tiver um público existente e fiel.

Mas para a maioria de nós que deseja apenas obter mais tráfego, leads e vendas, precisamos falar sobre problemas que seu público-alvo deseja resolver.

No mundo dos blogs, todo esse processo pode ser resumido em uma técnica chamada pesquisa de palavras-chave. Deixe-me mostrar dois exemplos claros de como funciona a pesquisa de palavras-chave.

No primeiro exemplo do marketing digital para iniciantes, digamos que você venda produtos físicos como peças e acessórios de computador. O que você acha que os futuros clientes podem estar procurando no Google? Provavelmente perguntas como:

  • Por que meu computador está tão lento?
  • Como construir um computador?
  • Como acelerar um computador?

Todos esses são problemas reais e as pessoas estão procurando soluções. Na verdade, o Explorador de palavras-chave do Ahrefs nos diz que essas consultas de pesquisa exatas obtêm dezenas de milhares de pesquisas a cada mês.

Agora, a melhor parte sobre essas consultas específicas é que você pode ajudar as pessoas a resolver seus problemas, enquanto integra produtos de sua loja no conteúdo.

“Por que meu computador está tão lento” pode ser devido a um problema de disco rígido, CPU ou memória RAM. Portanto, ajude seus leitores a diagnosticar o problema e oferecer soluções de produtos em sua postagem.

“Como construir um computador” seria um plug super fácil para qualquer componente de computador. Eles já estão mostrando intenção de construir, portanto, é improvável que eles já tenham comprado peças e periféricos.

Segundo exemplo. Digamos que você seja um corretor de imóveis e seja recompensado quando alguém compra, vende ou aluga uma propriedade. Agora, o que a maioria dos corretores faz é se gabar de quantas casas venderam ou como eles ganharam um prêmio do qual você nem eu nunca ouvimos falar. Meu ponto é que o comprador ou vendedor médio não se importa. E para provar meu ponto, ninguém está procurando coisas como: qual corretor de imóveis ganhou mais prêmios em São Paulo?

Mas, novamente, os clientes em potencial estão procurando soluções para seus problemas. Problemas como:

  • Como investir em imóveis?
  • Como comprar uma casa?
  • Qual é a pontuação de crédito necessária para comprar uma casa?

E, novamente, todos eles têm potencial para atrair um grande público. Ao classificar no Google por algo como “como investir em imóveis”, agora você está atraindo compradores em potencial com grandes recursos e eles provavelmente têm a intenção de comprar.

O conteúdo sobre “como comprar uma casa” provavelmente exigiria o trabalho de um agente em algum momento, que poderia ser você. “Qual pontuação de crédito é necessária para comprar uma casa” é uma ótima maneira de mostrar que seu conhecimento e as intenções vão além de fazer uma venda.

A melhor coisa sobre o blog para SEO é que, depois de classificar, você obterá dados gratuitos e consistentes e tráfego passivo do Google.

Se você é novo em SEO, recomendo veementemente assistir o módulo 11 do Fórmula Negócio Online ” Método FNO P.4 – Blog & SEO  que lhe dará uma boa visão geral do que é SEO, como funciona e como você pode fazer com que funcione para você. No módulo também verá alguns recursos adicionais sobre como fazer pesquisas de palavras-chave que aumentam o tráfego e receita, bem como escrever uma postagem de blog com SEO em mente.

Por enquanto, vamos passar para a segunda estratégia, que é investir em conteúdo de vídeo, especificamente no YouTube. O YouTube é o segundo mecanismo de busca mais visitado que existe.

Para piorar, carrosséis de vídeo quase dobraram em 2017 nos resultados de pesquisa do Google. O vídeo não é apenas o futuro. É o presente. E o mesmo princípio de ajudar clientes em potencial também funciona para o vídeo.

Quando as pessoas vão para mecanismos de pesquisa de vídeo como o YouTube, eles procuram encontrar respostas para suas perguntas. Por exemplo, se você comprou um assim chamado “novo” iPhone X no eBay, você pode pesquisar por “Unboxing do iPhone X” e veja se todo o conteúdo está na caixa. E de acordo com o explorador de palavras-chave do Ahrefs, 108.000 pesquisas estão acontecendo cada mês globalmente no YouTube sozinho para esta palavra-chave.

Para ter ideias de tópicos que as pessoas estão procurando em seu nicho, vá para o Explorador de palavras-chave do Ahrefs, mude o mecanismo de pesquisa para o YouTube e pesquise uma palavra-chave ampla em seu nicho.

Vamos usar “maquiagem” como exemplo. Agora, “maquiagem” como uma palavra-chave independente não é um problema. Então, vamos para o relatório de perguntas, onde você pode ver as perguntas populares que as pessoas estão pesquisando sobre o seu tópico. E imediatamente, você verá ótimas ideias de tópicos como

“como limpar pincéis de maquiagem” e como cobrir a acne com maquiagem.

Agora, quando você estiver criando esses vídeos, tente manter o que está acontecendo e empacote o máximo valor necessário quanto possível. A maior parte do crescimento de canais com vídeo foi feito por meio do SEO do YouTube.

O próximo passo é o marketing digital para iniciantes de mídia social. Em vez de cobrir todas as redes sociais, gostaria de passar algumas dicas importantes, isso ajudará você a expandir seus canais sociais.

O primeiro é se concentrar em apenas um canal de mídia social quando você estiver apenas começando. Leva tempo para construir seguidores. Mas os números não são tudo. O que você quer é seguidores leais.

Quando você mergulha em todas as redes sociais possíveis, sua atenção se divide e os resultados se diluem.

Então, qual canal de marketing de mídia social você escolhe?

Isso nos leva à segunda dica, que é ir aonde seu público-alvo está e atender à plataforma.

Se você tiver que escolher apenas uma rede social, não se trata de escolher aquele com os usuários mais ativos. É tudo uma questão de compreender o público que está lá e se você pode servir a razão para eles estarem lá. Você realmente precisa pensar sobre por que alguém está se conectando à rede de mídia social específica.

Por exemplo, as pessoas costumam ir ao YouTube para aprender a fazer algo ou para se divertir. Mas o Facebook é diferente. Pense nisso. Você já se conectou ao Facebook, esperando ver um tutorial de unboxing? Ou melhor ainda, você já abriu seu aplicativo do Facebook esperando encontrar uma oferta por tempo limitado com 97% de desconto, apenas pelos próximos 37 minutos? Provavelmente não.

As pessoas não checam o Facebook com um cartão de crédito na mão. As pessoas gostam e compartilham coisas que são úteis, interessantes, chocantes ou engraçadas. Então, se você vai tentar trazer pessoas para o seu mundo, apresente sua mensagem como uma história, vídeo ou outra coisa que provavelmente se destacará do feed infinito de fotos de vaidade de férias.

O Pinterest, por outro lado, é principalmente um mecanismo de pesquisa social onde as pessoas podem controlar o que desejam pesquisar. A principal intenção dos usuários nesta plataforma é se inspirar, aprender coisas e planejar fazer coisas. Portanto, crie conteúdo que atenda a sua intenção de estar lá. Portanto, se este for o seu público, aproveite o cenário menos competitivo de ambos uma perspectiva de anúncios e orgânica.

Por falar em anúncios, essa é a próxima estratégia de marketing digital da lista hoje. Quando se trata de publicidade paga, não jogue seu dinheiro às cegas em uma rede de publicidade porque você leu que era bom. O que funciona para uma pessoa não funcionará necessariamente para outra. Em vez disso, pense no ABC da publicidade paga.

A é para o público, B é para o orçamento e C é para comercialização.

Já cobrimos a parte do público. Você quer se envolver em redes sociais onde seu público-alvo passa o tempo.

O orçamento é o próximo. A Bloomberg informou que o Google e o Facebook possuem 58% do mercado de US$ 111 bilhões. Agora, a forma como os anúncios funcionam geralmente se baseia em leilões. Quanto mais anunciantes houver, mais caro ficará para você e para mim. Então, digamos que você esteja na indústria ultracompetitiva de chamadas em conferência. Se pesquisarmos essa palavra-chave no Explorador de palavras-chave com o Google definido como mecanismo de pesquisa, você verá que o custo por clique do Google Ads é de R$ 20,00! Se você tiver um orçamento de publicidade de, digamos, RS$ 1.000 por mês, você só conseguirá 50 cliques antes de seu orçamento se esgotar.

Em vez disso, você pode fazer duas coisas: A primeira opção é procurar palavras-chave com menor custo por clique. Basta ir ao relatório de correspondência de frase para ver todas as palavras-chave em no banco de dados de palavras-chave que conter sua palavra-chave alvo. Em seguida, defina um filtro para mostrar apenas palavras-chave que têm um custo máximo por clique de algo menor, como R$ 5,00. A partir daqui, você pode filtrar a lista e ver se há oportunidades mais lucrativas em vez de gastar RS$ 20,00 por clique.

Este para um “aplicativo de teleconferência” pode ser bom, pois custa um quarto do preço. Outro benefício é que o motivo da consulta do pesquisador é mais claro. Alguém procurando por isso está procurando claramente um aplicativo que faça chamadas em conferência, ao passo que alguém que pesquisa apenas “teleconferência” pode estar procurando muitas coisas diferentes.

A segunda coisa que você pode fazer é experimentar plataformas de anúncios menos populares onde seu público-alvo pode estar. Finalmente é comercialidade.

Agora, todas as principais plataformas de anúncios são capazes de trazer ROI (Return On Investment) para seus anunciantes. Caso contrário, eles não existiriam.

Mas você tem que encontrar uma maneira de preencher a lacuna entre a intenção da plataforma e como você monetiza seus produtos. E a solução será o conteúdo.

Por exemplo, digamos que você venda móveis de boutique e acha que o Pinterest será uma boa plataforma para veicular alguns anúncios. Na minha opinião, não seria uma boa ideia anunciar um monte de links para sites de móveis de alta tecnologia como sofás e mesas de jantar. Em vez disso, as postagens do blog podem funcionar muito bem aqui, já que as pessoas fazem login no Pinterest principalmente para se inspirar e aprender coisas novas.

Esta é a aparência dessa ponte. Os anúncios do Pinterest seriam a ferramenta de descoberta. Você paga a eles e eles mostram o seu pin. A ponte seria uma postagem útil no blog, digamos, “11 dicas de design de interiores para Sua sala de estar que não vai quebrar o banco. ” E, dentro desse conteúdo, você pode mostrar seus produtos de forma que apoiem ​​a dica de que você está falando.

Acerte o ABC dos anúncios pagos e aumente suas chances de realmente converter seus ganhos reais em ROI.

O próximo é um dos meus favoritos, podcasts. Agora, existem duas maneiras de ver os podcasts. O primeiro é criar o seu próprio e o segundo é ser entrevistado no podcast de outra pessoa.

Criar seu próprio podcast pode ser ótimo para a marca e construir um público. Mas se você está apenas começando, pode demorar um pouco para obter algum tipo de tração. Ser entrevistado em podcasts é uma história diferente. Os podcasters estão sempre procurando pessoas interessantes para entrevistar. Mesmo que você não tenha muita experiência no mundo online, suas experiências offline e experiência pode ser uma ótima maneira de conseguir uma posição em um podcast popular. Agora, se você não sabe quais podcasts deve abordar, uma maneira fácil de encontrar oportunidades é olhar seus podcasts favoritos e encontrar alguém em seu setor que foi entrevistado.

Olhando a página do podcast para Entrepreneur on Fire, você verá este episódio com Jim Kwik. Agora, se clicarmos para a entrevista, você notará duas coisas. A primeira é que o nome do convidado está no título. Isso é muito comum em entrevistas de podcast. Em segundo lugar está o link da página. O anfitrião quase sempre terá um link para a página inicial do convidado nas notas do programa. Sabendo disso, podemos usar uma ferramenta como o Site Explorer do Ahrefs para encontrar todos os podcasts que eles foi entrevistado.  Então, filtre os podcasts relevantes e explique ao anfitrião por que ele deveria entrevistá-lo e o valor que você pode dar ao seu público.

O próximo item da lista é o marketing por e-email. Se você já olhou para marketing por e-mail, então você provavelmente já ouviu pessoas afirmando que “e-mail é o rei”. Mas eu prometo a você que, assim que entrar nisso, você descobrirá rapidamente que não é tão chave na mão como os gurus online fazem soar. E não me entenda mal. O marketing por e-mail é ótimo. Mas, primeiro, você precisa de tráfego para obter assinantes de e-mail. Também requer formulários de aceitação para transformar um visitante em um assinante.

Na minha opinião, o e-mail é um grande jogo para construir conexão com seu público e e até mesmo vender itens de alto ingresso. Portanto, minha dica para você sobre marketing por e-mail é bem simples:

Leia também: Tente este truque simples para explodir sua CTR de e-mail

Primeiro, concentre-se em construir sua lista de e-mail desde o primeiro dia. É importante e você também pode coletar e-mails de pessoas interessadas desde o início, mesmo que não seja uma lista substancial. Mas seja realista com seus objetivos e, conforme você constrói seu público, dedique mais tempo à sua lista de e-mail e veja como ela pode servir ao seu negócio.

A estratégia final é usar fóruns e conselhos comunitários.

Os fóruns da comunidade como os do Facebook são ótimos canais de promoção. Mas antes de começar a postar links para as páginas de seus produtos, existem algumas coisas que você precisa entender. E tudo isso se baseia nas regras tácitas do spam.

Primeiro: não promova suas páginas de produtos ou serviços dentro desses grupos. A intenção dos usuários nessas plataformas é aprender. Não deve ser vendido diretamente. Em vez disso, pense nessas redes como um lugar para compartilhar sua experiência, construir relacionamentos e ajudar os outros.

Segundo: use links para seu conteúdo com moderação. Se você está constantemente postando links para o seu blog e justificou em sua cabeça de que isso não é promocional, então você provavelmente está errado. Os links podem ser mais apropriados com base na rede em que você está postando. Por exemplo, os grupos do Facebook são uma história diferente. Digamos que você seja um corretor de imóveis e participe de um grupo de “compradores de casas pela primeira vez” no Facebook. Se alguém fizer uma pergunta como: “Estou pensando em comprar minha primeira casa e estava me perguntando se eu posso até conseguir uma hipoteca? ” Agora, se cada agente desse grupo postar links para seu site, você pode ver o quão spam pode ser?

Em vez disso, faria sentido postar um link para as calculadoras de acessibilidade de outra pessoa ou oferecer apresentações para b-credores.

A questão é que ajudar primeiro vai muito mais longe do que conteúdo autopromocional que pode manchar sua reputação.

Se você quer aprender absolutamente tudo sobre marketing digital para iniciantes eu recomendo fortemente o curso do Alex Vargas, Fórmula Négócio Online que é um curso muito completo com quase 500 videoaulas e lá onde aprendi e ainda aprendo muito sobre este mercado que tem muito a crescer. Clique aqui para conhecer.

Agora, adoraria ouvir de você.

Qual estratégia de marketing digital você acha mais eficaz no marketing online?

Espero ter colaborado com o seu sucesso.

Portanto, continue trabalhando, concentre-se em um canal de marketing antes de tentar o próximo, e vejo você no próximo artigo.

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