Em 2021, o Facebook foi renomeado como ‘Meta’ e afirmou que o metaverso seria seu novo foco,
com Mark Zuckerberg expressando seu objetivo de construir um metaverso que se tornaria ‘a internet do futuro’.
O Metaverso do Facebook é o próximo canal de marketing.
Embora a noção do metaverso possa permanecer enigmática para alguns, mais e mais empresas estão
reconhecendo o metaverso como uma chance de interagir com os consumidores de maneiras nunca antes imagináveis e criar experiências de marketing novas e únicas.
O metaverso não vai desaparecer tão cedo, com uma indústria de US$ 800 bilhões prevista para 2024, e as perspectivas oferecidas pela tecnologia do metaverso parecem ser ilimitadas.
O metaverso parece ser a frase favorita da internet no momento, desde paródias sobre o avatar de Mark Zuckerberg até NFTs e concertos virtuais.
Mas o que exatamente é o metaverso?
E como isso se relaciona com o marketing digital?
Vou fornecer uma visão geral da tecnologia do metaverso neste artigo distinguindo a realidade da fantasia e explicando o que o metaverso implica para sua estratégia de marketing digital.
O que é o metaverso?
Simplificando, o metaverso é um ambiente digital on-line no qual os usuários podem mergulhar por meio do uso de realidade virtual (VR) ou realidade aumentada (AR).
(AR). Os usuários do metaverso constroem avatares que viajam por um mundo 3D onde podem interagir com outras pessoas e seus arredores.
A noção de metaverso não é nova, e a frase foi usada pela primeira vez na ficção científica há 30 anos. A história assustadoramente realista visualizou o metaverso como um mundo paralelo da Internet que os usuários de óculos de realidade virtual podem explorar.
Até agora, tão ficção científica. O metaverso está prestes a se tornar realidade, e outros afirmam que já está aqui.
O Facebook (agora Meta) caracterizou o metaverso em um comunicado de imprensa como “uma série de ambientes virtuais onde você pode criar e explorar com outras pessoas que não estão no mesmo espaço físico que você”. Você poderá socializar com seus amigos, trabalhar, brincar, estudar, fazer compras, criar e fazer outras coisas.”
Hoje, as instâncias mais visíveis do metaverso são plataformas como Roblox, Minecraft e Fortnite, que integram a realidade virtual para construir ambientes online mais sofisticados.
Os usuários andam em um ambiente virtual, criam avatares e se conectam com outras nessas plataformas; eles podem até comprar coisas e participar de eventos e atividades virtuais.
Mesmo que você não tenha ouvido falar deles, essas indústrias têm um enorme mercado potencial, com a Roblox relatando 202 milhões de usuários ativos em abril de 2021.
Explicando o Metaverso.
Separar a realidade da fantasia científica, possibilidades e definir o que o metaverso implica é uma tarefa difícil, principalmente porque corporações como Facebook (Meta) e Microsoft estão trabalhando em suas próprias versões, tornando a frase fluida e em constante mudança.
Embora o conceito de metaverso possa parecer nebuloso e incompreensível, muitos indivíduos concordam em alguns elementos fundamentais que definem qualquer coisa como um metaverso.
Matthew Ball, um capitalista de risco, identificou algumas das principais qualidades dos metaversos:
Um mundo online totalmente funcional. Os usuários devem ser capazes de andar e se envolver
com o ambiente, da mesma maneira que fariam na vida real, com chances de produzir, vender e se comunicar com outras pessoas.
Existe em tempo real. O metaverso tem uma noção de tempo que corresponde ao mundo real.
Sempre ativo. Ao contrário de um jogo, onde as possibilidades são restritas e há um começo, meio e conclusão predeterminados, o metaverso deve ser infinito, e é impossível ‘completá-lo’.
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Eles não param quando os usuários os abandonam e continuam indefinidamente.
Os usuários têm agências individuais. Eles podem fazer o que quiserem no metaverso e podem realizar coisas diferentes ao mesmo tempo. Os usuários também podem produzir seu próprio material para compartilhar com outras pessoas.
O que exatamente é o Marketing Metaverso?
Os profissionais de marketing estão constantemente se esforçando para se manter atualizados
com as mudanças tecnológicas, então não é surpresa que a ideia de marketing metaverso tenha se tornado um assunto importante no campo do marketing digital.
À medida que a barreira entre os mundos real e virtual se torna cada vez mais tênue, o metaverso está prestes a se tornar um local onde os consumidores passam mais tempo, interagem com empresas e até compram bens virtuais.
As marcas estão mudando sua abordagem de marketing digital para o metaverso para permanecer relevantes para o público da geração do milênio ou da geração Z, que são vistos como os usuários mais entusiasmados do metaverso.
No metaverso, os consumidores da Geração Z gastam duas vezes mais tempo socializando do que na vida real. Embora muitos usuários sejam jovens, seu poder de compra e influência só aumentarão com o tempo.
Exemplos de estratégias de marketing metaverso criam experiências de realidade virtual.
Cada vez mais empresas estão aproveitando a tecnologia do metaverso para aumentar o reconhecimento da marca e fornecer aos espectadores uma experiência agradável e divertida.
A Vans se uniu à Roblox para construir um parque de skate virtual onde os usuários pudessem praticar suas habilidades de skate virtual e comprar mercadorias da Vans.
Com 65% dos clientes da Geração Z gastando dinheiro em um item virtual que vive apenas dentro das restrições de um ambiente on-line, um número crescente de consumidores está ultrapassando as fronteiras entre compras reais e virtuais.
Na realidade, espera-se que a indústria de compras no jogo valha US$ 74,4 bilhões até 2025.
Balenciaga, uma marca de moda de luxo, colaborou com a Fortnite para criar vestuário e acessórios virtuais que os fãs podem comprar para seus avatares.
Na verdade, uma bolsa digital Gucci foi recentemente vendida na Roblox por mais de US$ 4.100, superando o valor real do item.
Eventos e shows virtuais que conectam fãs a celebridades do conforto de suas próprias casas
cresceram em popularidade no metaverso: mais de 33 milhões de pessoas viram a apresentação virtual de Lil Nas X no Roblox.
Descubra o marketing metaverso.
O metaverso oferece aos profissionais de marketing uma chance única de alcançar o público de maneiras nunca viáveis, permitindo que o público experimente marcas no conforto de suas próprias casas.
Embora as formas atuais do metaverso pareçam ser voltadas para um público mais jovem, o investimento de algumas das maiores empresas de tecnologia do mundo implica que o impacto do metaverso será tão revolucionário quanto a criação da internet ou mídia social.
E ai? Sua estratégia de marketing está pronta para este novo universo, ou melhor, metaverso?
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